Nas Redes

“Nova geração de apresentadores julga que é vedeta”, critica Eládio Clímaco

Eládio Clímaco lamentou que a nova geração de apresentadores não sinta “a responsabilidade” que sentiu quem trabalhou no tempo da “televisão única”.” Esta gente acha que sabe tudo, fazem figuras tristes, dizem asneiras de português”, lamentou: “São muito vedetas”.

O mítico apresentador da RTP, uma lenda viva para quem cresceu com os ‘Jogos Sem Fronteiras’, está incomodado com a reforma, como deu a conhecer numa entrevista ao Notícias ao Minuto.

Eládio Clímaco bem queria continuar ativo, mas fica “um pouco chateado” quando, por exemplo, vai às audições para publicidade e é rejeitado porque “a minha voz é muito conhecida”.

“Agora estou a ficar um bocadinho ‘apanhado’, porque sinto-me inútil, não sinto que esteja a fazer nada que me agrade. Às vezes entro um bocadinho em depressão”, confessou.

Mas a situação agrava-se quando o apresentador vê o mau profissionalismo de algumas caras que chegaram ‘agora’ à televisão.

“A nova geração de apresentadores tem uma vida facilitada. Para fazerem qualquer programa recorrem sempre ao teleponto, a que eu nunca recorria”.

Como se fazia então? “Era tudo estudado, com muitas horas de antecedência, e não podíamos falhar porque não tínhamos ninguém que nos ‘soprasse ao ouvido’, só tínhamos os cartões”.

“Acho que têm uma vida muito facilitada e eles próprios não sentem a responsabilidade que nós sentíamos na altura quando éramos televisão única”, reforçou.

Para piorar, há apresentadores que ainda agora surgiram e já pensam que são “vedetas”, quando antes era um estatuto reservado apenas a figuras “como, por exemplo, o Artur Agostinho ou mesmo o Carlos Cruz”.

“Nunca me considerei vedeta. Esta gente acha que sabe tudo, fazem figuras tristes, dizem asneiras de português”, continuou.

Para Eládio Clímaco, aparecer na televisão não está acima da dignidade de qualquer outro ofício.

“Estas pessoas estão muito cheias delas, são muito vedetas e eu não gosto de vedetas, gosto de pessoas que trabalham porque cada um tem a sua profissão. Um engraxador é vedeta na sua profissão se engraxar bem os sapatos, um ferreiro é vedeta se fizer bem o seu trabalho, um pintor, um médico… Porque é que as pessoas que mostram a cara na televisão hão-de ser mais vedetas que os outros? Não há motivo”.

Reflexões de um apresentador com anos de carreira e que agora sente que o tempo “começa a passar demasiado rápido”.

“Acho que a aproximação do fim é muito rápida e isso é uma coisa que me incomoda. As coisas passam muito mais rápido a partir de certa idade”, concluiu.

Em destaque

Subir