Mundo

Nova comissão internacional junta notáveis para convencer mundo a adaptar-se ao clima

Várias personalidades internacionais, incluindo o ex-secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, associam-se a partir de hoje, em Roterdão, à Comissão Global para a Adaptação às Alterações Climáticas, instituição promovida pelo Governo holandês.

A comissão, na qual pontuam líderes de governos como o do Reino Unido, Bangladesh e Alemanha, deverá ter como principais destinatários os outros líderes mundiais, para os apressar nas medidas necessárias para proteger as zonas mais vulneráveis aos impactos do aquecimento global e as populações que lá vivem.

O fundador da Microsoft Bill Gates e a diretora do Banco Mundial, Kristalina Georgieva, estão também na lista de membros da comissão, que será conhecida hoje na totalidade.

A ministra holandesa das Infraestruturas e Gestão da Água, Cora van Nieuwenhuizen, afirmou que o seu país, diretamente ameaçado pela subida do nível dos oceanos por se encontrar abaixo do nível do mar, tem experiência neste campo e por isso quer liderar o processo.

Na missão da comissão lê-se que deverá “convencer as nações a tomarem medidas para se prepararem para as consequências das alterações climáticas”

Mais partilhadas da semana

Subir