Velocidade

Nissan aposta num protótipo pouco convencional para ‘ir a jogo’ em Le Mans

NissanGTR LM 115 A Nissan revelou finalmente o seu novo protótipo LMP1 com o qual pretende desafiar a Toyota, a Audi e a Porsche nas próximas 24 Horas de Le Mans. Mas a conceção do novo GTR-LM é desconcertante para muitos especialistas.

NissanGTR LM 115 600É que desde a década de 1950 não foi vulgar ver na clássica mundial de resistência um bólide com motor dianteiro. O último foi mesmo o Panoz no final dos anos 1990, com o seu perfil ‘batman’, e mesmo esse com tração posterior, não dianteira, como este Nissan

Pode-se acreditar que o designer Ben Bowlby descobriu um ‘buraco’ nos regulamentos. Ou então que razão havia para criar um LMP1 tão diferente dos opositores. Animado por um motor 3 litros V6 Twinturbo, o GT-R LM tem, segundo o seu autor, o argumento da aceleração.

NissanGTR LM 215 600Bowlby fala de ‘dinamite’ propulsionando o carro com energia elétrica à saída das curvas, através do seu sistema híbrido. Daí, talvez, o fato dos pneus dianteiros (montados em jantes de 14 polegadas) serem maiores do que os traseiros – outra particularidade que contraria as convenções

Claro que sendo o autor do ainda menos convencional DeltaWing, Ben Bowlby só podia criar qualquer coisa fora do vulgar, mas em LMP1 a ‘parada’ é bem mais alta, já que não estamos a falar de uma categoria experimental. Agora este Nissan tem de lutar com os ‘big boys’.

Em destaque

Subir