Mundo

Nelson Mandela apresenta melhorias e resiste, com a força de quem lutou pela Democracia

nelson mandelanelson mandela preso 510Em estado débil, Nelson Mandela apresenta ligeiras melhorias, ainda que o mundo espere a despedida do líder africano, Nobel da Paz, líder na luta pela liberdade, justiça e Democracia na África do Sul. Madiba morre devagar, para que o mundo lhe dedique o mais belo dos tributos: a homenagem em vida.

Makaziwe, filha de Nelson Mandela, revela que a família se prepara para o adeus a Mandela. Jacob Zuma, presidente da África do Sul, assume que o estado de saúde de ‘Madiba’ apresenta melhorias, ainda que continue em estado crítico. Mandela agarra-se à vida, com a força que dedicou aos seus ideais.

Nelson Mandela nasceu em Mvezo, a 18 de julho de 1918. Graduou-se em advocacia e começou por ser um líder insubmisso. Detido durante 27 anos, vítima do Apartheid, regime de segregação racial sul-africano, Nelson Mandela viria a ser libertado em 1990.

Quatro anos mais tarde, foi eleito Presidente da África do Sul, cargo que ocupou até 1999. ‘Madiba’ foi o primeiro Presidente negro daquele país.

É unanimemente considerado o mais importante líder africano, sendo que o seu trabalho na luta pelos direitos Humanos viria a ser reconhecido com a entrega do Prémio Nobel da Paz, em 1993.

Até ao ano de 2009, Nelson Mandela dedicou 67 anos da sua vida ao serviço humanitário. Em homenagem a este líder da história mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 18 de julho como o Dia Internacional Nelson Mandela, para valorizar a luta pela liberdade, justiça e Democracia, protagonizada por Mandela à escala local, mas com uma dimensão mundial.

Nelson Mandela é uma das mais importantes personalidades da história mundial e um símbolo pelos Direitos Humanos. Luta agora pela vida, em situação débil, pela idade avançada. Morre devagar, para que o mundo o possa homenagear em vida.

Em destaque

Subir