Cultura

Neil Young critica gigantes tecnológicos por explorarem artistas

Acérrimo crítico das novas plataformas de reprodução de música, Neil Young recorreu à sua página oficial para lançar um ataque aos gigantes tecnológicos, acusando-os de explorar os artistas.

O ‘dinossauro’ musical Neil Young utilizou a sua página oficial para criticar os gigantes tecnológicos, acusando-os de impedir que os artistas sejam convenientemente remunerados.

Segundo o músico canadiano, estes gigantes – especialmente a Google – lucram com o acesso a sites de piratiria, o que leva o artista de 72 anos a duvidar do caminho da indústria musical, bem como da possibilidade de os novos músicos ‘singrarem’.

“Hoje, na era do Facebook, Google e Amazon, é difícil perceber como um artista musical novo poderá singrar como eu fiz”, assume. “Os jovens artistas lutam para sobreviver no mundo digital, um mundo onde o artista é o último a receber, quando recebe, compensação pelos gigantes da tecnologia”.

Young é um crítico feroz das novas plataformas de streaming de música, tendo inclusive retirado grande parte da sua discografia desses serviços.

Como o próprio explica, esses serviços retiram a qualidade exemplar dos seus álbuns, razão pela qual criou o ‘The Neil Young Archives‘, uma espécie de biblioteca pessoal onde a sua obra está armazenada e é distribuída gratuitamente, pelo menos para já.

“Estamos a mover-nos para um futuro realmente diferente daquilo que temos agora. Não será fácil. Vamos quebrar algumas regras e dar-vos o que vocês querem”, escreveu o músico.

Em destaque

Subir