Nas Notícias

Ministro quer menos festas e mais limpeza na floresta

O Governo continua a fazer vários apelos para que a população realize a limpeza de terrenos, de modo a evitar os fogos florestais. Nesta segunda-feira, Capoulas Santos, ministro da Agricultura, pediu aos autarcas de Portugal que, se preciso for, abdiquem de apoiar festas populares e ‘canalizem’ o dinheiro na limpeza dos terrenos florestais.

O ministro diz ser necessário “levar mais longe esta tarefa implica, porventura, cortar noutras despesas, implicará sacrificar algumas festas”.

De visita a Porto de Mós, Capoulas Santos acompanhou uma ação de limpeza da floresta e foi aí que, em declarações aos jornalistas, deixou o seu apelo.

O ministro, que ao longo dos anos tem tomado conta da pasta em diversos governos socialistas, lamentou o estado a que se deixou chegar a floresta.

“Voltei 15 anos depois com poucas mais brigadas do que aquelas que tinham sido criadas”, retratou Capoulas Santos.

Perante este cenários, o governante explicou que o Executivo de António Costa vai criar mais equipas de sapadores florestais.

“Este ano, já está a decorrer um concurso para cem novas equipas e para reequipar outras 35.”

Depois de um ano de 2017 em que mais de uma centena de pessoas perderam a vida em consequência dos fogos florestais, o Governo está criar um conjunto de medidas para que a floresta fique diferente para enfrentar os eventuais incêndios neste ano de 2018.

Entre as entidades que estão a ser preparadas para o combate aos fogos estão os militares da GNR.

Recorde que é que esta força de segurança também apoia o combate nacional aos fogos.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=KKONRA7DR4GU

Em destaque

Subir