Insólito

Nasce na China uma via exclusiva a peões viciados no smartphone

via smartphone china O excesso de peões que circulam no passeio com os olhos colados ao telemóvel, na China, levou a que uma cidade criasse uma via exclusiva. Aquele passeio, em Chongqing, é apenas destinado a quem caminha sem observar o horizonte por culpa do smartphone. É a primeira via do género em todo o mundo.

Começaram por nascer as vias para transportes públicos e depois surgiram as vias dedicadas a quem paga portagem de forma automática. Nos passeios, nasceram as vias para quem corre.

Depois, para velocípedes. Agora, na cidade chinesa de Chongqing, lembraram-se de criar uma via, no passeio, para peões que caminham com os olhos sempre postos no telemóvel.

Chongqing é assim uma cidade pioneira. E se a decisão local parece pouco sensata, talvez mereça ser olhada com alguma compreensão. O frenesim das comunicações associado ao ritmo de vida acelerado levou a que os transeuntes aproveitassem as deslocações a pé para colocar as conversas em dia.

São peões incapazes de se desligar do smartphone. Não se pense que Chongqing é uma pequena cidade: é uma das cinco maiores da China, com um ritmo de vida frenético.

Assim, num dos passeios mais movimentados, onde se verificava que os peões circulavam com os olhos sempre em cima do telemóvel, foram desenhadas duas vias pedonais para uso exclusivo de cidadãos que caminham com os olhos no mundo virtual e sem atenção ao real – evitam-se acidentes que, não sendo graves, podem provocar estragos.

Esta medida vem acompanhada de uma mensagem, por parte das autoridades daquela cidade chinesa: “É bom não brincar enquanto caminha”.

Os peões daquele passeio de Chongqing que não estão a usar o telemóvel, devem circular pela esquerda.

Já aqueles que fazem o contrário caminham pela direita.

O grande desafio é saber se os transeuntes dominados pelo aparelho terão o discernimento suficiente para caminhar dentro dos limites definidos.

Veja a foto:

via smartphone china 600

Em destaque

Subir