Nas Notícias

NASA mostra como se formaram os tornados que provocaram 29 mortos

tornados Um vídeo da NASA mostra, com imagens de satélite, a formação de uma série de tornados ue, nos últimos dois dias, afetaram sete estados dos EUA. Há pelo menos 29 mortos confirmados e em Alabama e Geórgia foram decretados o estado de emergência.

Os EUA estão a sofrer, desde domingo, com a passagem de uma série de tornados e tempestades, que já provocaram 29 vítimas mortais.

Os fenómenos meteorológicos abateram-se com maior incidência nos estados de Nebraska, Kansas, Iowa, Oklahoma, Arkansas, Louisiana, e Mississippi.

Em Alabama e na Geórgia, a força dos elementos levaram os respetivos governadores a declarar o estado de emergência. No Mississipi, o senador Giles Ward serviu de exemplo: foi obrigado a refugiar-se, com a família, no quarto de banho de uma residência de dois andares que ficou quase totalmente destruída.

No domingo, os tornados provocaram 17 mortos, a maioria no estado do Arkansas, aos quais se somaram mais 12 ontem: oito no Mississipi, dois em Iowa e dois no Alabama.

O Serviço Nacional de Meteorologia definiu uma área de risco, onde vivem quase 75 milhões de pessoas, que podem sofrer tempestades intensas durante o dia de hoje.

A formação dos tornados que têm atingido os EUA desde domingo é explicada numa animação hoje divulgada pela NASA.

Com recurso a imagens obtidas pelo NOAA GOES-East, a agência espacial americana mostra a formação e a evolução dos fenómenos atmosféricos dos últimos dois dias.

Em destaque

Subir