Nas Notícias

Não irá sentir perda

Ele, que não sente apego a coisa alguma, não vai sentir a perda.

Estamos ocupados com actividades que procuram coisas materiais, porque suficientes coisas materiais nos farão viver a vida em paz. Com esta prosperidade, podemos realizar os nossos desejos e sermos felizes. Quando estamos na condição de falta de prosperidade, vamos sofrer, não estamos felizes, porque não conseguimos cumprir os nossos desejos. No entanto, quando estamos numa condição de prosperidade, temos medo de ficar sem essa prosperidade, ficamos com medo de perder os nossos bens ou serem levados por outros.

Sem percebermos, o nosso instintivo de Ser humano leva-nos a criar ansiedade e medo.

Toda essa sensação surge porque temos um sentimento de pertença. Além disso, quanto mais difícil é adquirir algo, mais estaremos agarrados e com medo de perdê-lo. Este tipo de problemas aparecem muitas vezes na nossa vida, e não podemos recusa-los. O medo de perder a propriedade, as pessoas que amamos, a posição, a popularidade, etc, irá estimular muitas pessoas a ficarem stressadas, até mesmo deprimidas.

Como resolver isto?
Quase todas as pessoas experimentam esta sensação. Se o medo de perder, numa escala, está por baixo, ainda podemos removê-lo.

No entanto, muitos de nós, quando estamos a enfrentar uma perda maior, sofremos.

O medo surge e é imbatível, mas pode ser removido, quando temos uma nova compreensão que nos faz perceber porque temos esse medo de perder. Aqui, vamos ver que o processo de aprendizagem da nossa vida é como resolver o problema, encontrar a solução do medo de perda que experimentamos. Para resolvê-lo fisicamente é fácil, mas o problema mental relativo ao sentimento de medo de perda pode não ser resolvido facilmente.

O verdadeiro problema poderá já estar resolvido, mas o sentimento de medo de perda ainda nos perturba. Na verdade, é fácil resolver o problema desse sentimento, mudando a nossa maneira de pensar. No entanto, muitas pessoas relutam em mudá-lo devido ao seu ego.

Quando sentimos que estamos bem, não queremos censura. Quando nos sentimos orgulhosos, não queremos ser humilhados. Quando temos sentimento de posse, vamos sentir o de perda. Na verdade, o sofrimento surge apenas por uma questão de sentimento.

O sábio não se apega a uma acção, porque já entendeu o que sente. Ele não deixa o seu pensamento ficar descontrolado nem criar sentimentos que diminuam a paz dentro do seu coração. Tente aprender com o problema que enfrenta, observando os sentimentos que surgem da sua acção. Poupe o seu tempo para introspecção e ou para encontrar a fonte do problema. Muitas vezes, os problemas não são resolvidos, porque na raiz, ainda não estão resolvidos. E quando investigamos, então entendemos que a fonte do problema, na verdade, decorre da sensação que sentimos quando uma mudança aconteceu na nossa vida.

A mudança pode acontecer a qualquer momento, e devemos estar prontos para ela. Quando já estamos apegados a alguma coisa, então vamos perder. Portanto, se não queremos sentir o sentimento de perda, remova o sentimento de pertença. Parece fácil, mas muitas pessoas acham que é difícil remover este tipo de sentimento.
Tente entender que nós nascemos sem trazer coisa alguma connosco, e quando morrermos não levaremos coisa alguma também. Deus deu-nos a oportunidade de desfrutar de uma vida próspera, mas não de nos apegar a algo.

Assim, tente remover o sentimento de apego. Mude a sua mentalidade de apego e preservação do que tem, assim não vai sofrer, porque tudo neste universo pertence a Deus.

Em destaque

Subir