Nas Notícias

Mulheres mais altas enfrentam maior risco de sofrer cancro, diz estudo

cancro-da-mama1Uma pesquisa associa a alta estatura das mulheres com maiores probabilidades de sofrer cancro. O estudo, publicado no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention e divulgado na Time, aponta que por cada 10 centímetros de altura, aumenta 13 por cento o risco de padecer de doença oncológica.

De acordo com um estudo, mulheres mais altas estão também mais propensas a sofrerem doenças do foro oncológico, sobretudo depois da menopausa.

A pesquisa, que foi publicada no Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention e divulgada revista Time, aponta que por cada 10 centímetros a mais de altura, os riscos de sofre de cancro são 13 por cento superiores.

Para a realização desta pesquisa, os investigadores analisaram dados de 21 mil mulheres, que foram divididas em cinco grupos, consoante a sua altura.

No primeiro grupo estavam mulheres com altura máxima de 1,54 metros. Após avaliação dos dados, os cientistas verificaram que este era o grupo com menos riscos de sofrer de melanoma, cancro da mama, cancro dos ovários, cancro do cólon e do endométrio. Já o grupo das mulheres mais altas apresentavam maiores riscos, entre 13 a 17 por cento.

Este não é o primeiro estudo que faz uma associação entre altura e risco de cancro. De acordo com os investigadores, esta relação pode justificar-se com o facto de as pessoas altas terem maior quantidade de células, o que suscita um aumento de riscos de se tornarem malignas.

Em destaque

Subir