Mundo

Mulher que nunca sente fome pode ajudar ao combate à obesidade

A norte-americana Abby Solomon conta 21 anos e sofre de um distúrbio raro, que a impede de sentir fome. Vítima de síndrome progeroide neonatal, esta mulher pode dar um contributo para o combate à obesidade.

A síndrome progeroide neonatal é responsável pela inibição da produção de um hormónio (asprosin) que estimula o apetite.

Abby Solomon nasceu com uma doença rara, chamada “síndrome progeroide neonatal”, que a impede de sentir fome e, ao mesmo tempo, transforma o hábito de se alimentar num sacrifício.

Não sendo uma doença comparável, Abby Solomon apresenta um sintoma muito semelhante à anorexia: o peso reduzido, muito abaixo do ideal. Mas aqui terminam as semelhanças entre as duas doenças.

Esta jovem não tem qualquer problema com a imagem, não tem problemas em aceitar o seu corpo. A questão reside na falta de apetite constante.

E porque nunca quer alimentar-se, enfrenta diversos efeitos de uma nutrição sem regras. A norte-americana, segundo relata a BBC, come “menos da metade da quantidade de calorias necessárias para uma pessoa com a sua idade”.

Em paralelo com a falta de apetite, a doença provoca um envelhecimento precoce, bem evidente na sua imagem. O rosto da jovem de 21 anos parece denunciar uma idade bem mais avançada.

Esta síndrome interfere de forma agressiva com a saúde de Aby e quem padece da doença raramente chega à idade adulta.

A doença de Abby poderá ser fundamental para os investigadores compreenderem um problema contrário: o excesso de apetite e a obesidade.

Perceber melhor esta síndrome pode ser o caminho para travar comportamentos de pessoas insaciáveis, perante o alimento.

Em destaque

Subir