Nas Notícias

Mulher grávida operada com sucesso a um tumor de 15 quilos

cirurgiaoUma mulher boliviana, grávida de 35 semanas, foi operada com sucesso a um tumor de 15 quilos. Tanto a mãe como a filha estão de boa saúde. A intervenção cirúrgica foi levada a cabo por médicos bolivianos que admitiram ter sido de risco.

Uma equipa médica boliviana extraiu com sucesso um tumor de 15 kg de uma mulher de 25 anos com 35 semanas de gestação. “Extraímos um tumor de 15 quilos. Tratava-se de uma mulher com 35 semanas de gravidez, que estava grávida pela primeira vez “, explicou Tapia, sub-diretor do Hospital Público Juan 23, de La Paz e responsável pela operação.

O médico explicou que a operação foi realizada na semana passada e na passada terça-feira a “mãe teve alta, tanto ela como sua filha”, que nasceu com cerca de três quilos. Para além da do peso da filha, a mãe teve de carregar, ainda, 18 quilos”, referiu Tapia.

De acordo com o cirurgião, a intervenção cirúrgica compôs três equipas: “Uma de ginecologistas, outra de neonatologistas e outra, ainda, de cirurgia que retirou o tumor”.

Segundo Tapia, não há dados de que na Bolívia tenha havido uma operação do género. “Não tenho conhecimento de uma operação realizada na Bolívia de extração de um tumor dessa dimensão “, revelou o médico, afirmando que  a mulher chegou ao hospital Juan 23 de La Paz “com uma situação emocional complexa”, uma vez que “outros médicos aconselharam-na a abortar, pois a sua vida corria perigo”.

E sustenta: “É provável que a mulher tenha começado a desenvolver o tumor aos 10 anos e, apesar de muito grande, não tinha causado muitos problemas, a não ser contrações em muitas partes da região abdominal”.

Em destaque

Subir