Tecnologia

Mulder tinha razão: OVNI foram planeados pela CIA

i want to believe A personagem Fox Mulder deu voz a uma das teorias da conspiração mais populares dos anos 90: a CIA estava por detrás de muita atividade considerada paranormal. No caso dos OVNI, a agência revela que a teoria é válida e assumiu a responsabilidade por “atividades estranhas nos céus”.

Nos anos 90, a série ‘Ficheiros Secretos’ tornou-se num objeto de culto por usar a televisão para divulgar as grandes teorias da conspiração, geralmente através da personagem principal, o Fox Mulder interpretado por David Duchovny.

O crédulo investigador do FBI insistia junto da parceira incrédula, Dana Scully (interpretada por Gillian Anderson), que a agência de inteligência dos EUA estava na origem de muitos dos acontecimentos que, para a opinião pública, eram considerados paranormais.

É o caso dos objetos voadores não identificados (OVNI), onde a teoria se comprovou ser a realidade. Foi a própria CIA a admitir, através do Twitter, que esteve na origem de mais de metade das “atividades estranhas nos céus” observadas nas décadas de 50 e 60 do século passado.

Essas “atividades” eram voos de treino e de missão dos U-2, um avião-espião que, segundo as autoridades da época, não conseguia realizar voos tripulados à altitude em que eram avistados os OVNI.

A meio do século passado, a aviação comercial circulava numa altitude entre os 10 mil e os 20 mil pés, mas faltava a capacidade para atingir os 60 mil pés. Daí que, quando acontecia um fenómeno a essa altitude, muitos acreditavam tratar-se de um OVNI ou de um fenómeno paranormal.

Os aviões militares também eram incapazes de voar tão alto, segundo a mentira propagada na época pelas autoridades. Porém, um U-2 conseguia subir para além dos 60 mil pés, como a CIA agora confessou.

“Fomos nós”, assumiu laconicamente a CIA, num tweet em que abordou o relatório ‘The CIA and the U-2 Program, 1954-1974’, o mais lido na conta da agência ao longo do ano passado.

A admissão de culpa provocou sentimentos ambíguos nos amantes das teorias da conspiração. Por um lado, esclarece a maioria das situações de avistamentos de OVNI; por outro, vai permitir à CIA “eliminar a maior parte dos relatórios de OVNI”, o que permite lançar uma nova teoria: e se forem eliminados relatórios sobre avistamentos reais?

Em destaque

Subir