Nas Notícias

“Muito satisfeitos” partem os turistas quando passam férias em Portugal

aeroporto_francisco_sa_carneiro“Muito satisfeitos com as férias”: assim se sentem os turistas estrangeiros quando passam férias em Portugal. Segundo um estudo realizado na época de inverno para o Turismo de Portugal, a esmagadora maioria dos estrangeiros – quase 90 por cento admitiu a vontade de regressar.

O estudo “Satisfação de Turistas”, realizado durante a época de inverno para o Turismo de Portugal, veio comprovar a satisfação dos estrangeiros com as férias no nosso país. Os inquiridos (as questões foram colocadas à saída dos aeroportos), na esmagadora maioria, admitiram estar “muito satisfeitos com as férias e pretendem voltar nos próximos três anos”: 88 por cento das respostas.

Segundo o mesmo inquérito, 87 por cento dos turistas estrangeiros pretendem regressar a Portugal dentro de um período de três anos. Quase metade – mais exatamente 40 por cento – confessou que a estadia ficou “acima das expetativas” com que aterrou em território nacional.

O património natural e cultural foram os principais tópicos destacados pelos entrevistados, com 88 por cento a elogiar as paisagens, as praias, os monumentos e museus, a gastronomia e os vinhos. Outra performance muito elogiada foi a simpatia do acolhimento pela população, realçada por 75 por cento dos turistas estrangeiros. Acrescente-se que os brasileiros são, no escalonamento por origem dos turistas, os mais favoráveis nas avaliações, com níveis de satisfação superiores à media dos restantes visitantes.

O alojamento mais qualificado – hotel, pousada ou apart-hotel – foi o escolhido por 78 por cento dos inquiridos, que em média passaram seis noites em Portugal. Um terço dos turistas utilizou a internet para programar as férias, meio que ficou à frente dos conselhos de amigos ou família, que recolheu 25 por cento das respostas.

Quanto aos locais, as duas principais cidades – Lisboa e Porto – foram os destinos mais visitados. A cidade do Tejo foi escolhida preferencialmente por espanhóis, holandeses e brasileiros, enquanto na capital do Norte prevaleceram os franceses.

O estudo foi realizado pela GfK Metris, em março de 2012, envolvendo 600 entrevistas a turistas de Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Irlanda e Brasil.

Em destaque

Subir