Nas Notícias

Moura Guedes pede “liberdade de imprensa na TVI” em petição com Judite de Sousa como alvo

tvi 1A ‘batalha’ de Manuela Moura Guedes no caso Ana Leal – que envolve Judite de Sousa, diretora-adjunta da TVI – continua hoje com a divulgação de uma petição “pela efetiva liberdade de imprensa na TVI”. Este é mais um episódio da divergência entre a antiga subdiretora da estação e Judite de Sousa.

A antiga subdiretora da TVI, Manuela Moura Guedes, partilhou hoje uma petição no seu perfil do Facebook, onde pede “liberdade de imprensa na TVI”, no caso que envolve a jornalista Ana Leal, entretanto impedida de entrar no seu posto de trabalho.

Com Judite de Sousa como alvo – um dia depois de ter manifestado, também no Facebook, o seu repúdio pelo diferendo entre a jornalista Ana Leal e a diretora-adjunta da TVI –, Manuel Moura Guedes escreve que “sem Liberdade de imprensa, qualquer sociedade é cega, surda e muda” e Portugal “será, como cada vez mais é, uma Democracia de faz de conta, onde encenadores dão ao povo o que bem lhes aprouver”.

No caso da TVI, acrescenta Moura Guedes, “afinal, alguém sabe, por exemplo, porque é que a diretora-adjunta [Judite de Sousa] retirou uma peça que era uma ‘cacha’ da TVI , que informava que a responsável pelo DCIAP nada tinha feito sobre o processo do SIRESP, que custou a todos nós 500 milhões de euros e não funciona e em vez disso põe uma peça sobre a limpeza da Mata de Sintra que é da responsabilidade do marido?”

Manuela Moura Guedes partilha a petição que tem a TVI e Judite de Sousa como alvo e que é dirigida ao Presidente da República, aos deputados da Comissão Parlamentar de Direitos, Liberdades e Garantias, à procuradora-Geral da República, ao presidente da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, ao provedor de Justiça e aos administradores da Prisa, grupo proprietário da TVI.

Manuela Moura Guedes destaca no Facebook que Ana Leal “já foi suspensa e tem um processo disciplinar por ter feito esta pergunta [relativa à retirada da sua peça, por alegada decisão de Judite de Sousa], mas a resposta à pergunta ainda não apareceu”.

Este é mais um episódio da divergência entre a antiga subdiretora da estação e Judite de Sousa. Manuela Moura Guedes escrevera no Facebook, ontem, um comentário de ataque a Judite. “Se há coisa que [Judite de Sousa] foi fazendo bem ao longo da sua carreira foi a gestão de ‘amigos úteis’”, escreveu.

Manuela Moura Guedes destaca que Judite de Sousa preferiu, no alinhamento do jornal, retirar uma peça de Ana Leal, para colocar outras “sem qualquer importância”, que abordava a “limpeza da Mata de Sintra, uma área que, é da responsabilidade do marido, Fernando Seara”.

Mas o rol de acusações de Manuela Moura Guedes à diretora-adjunta da TVI não se fica por aqui. Para Moura Guedes, Judite “tábua rasa” dos valores que “norteiam o jornalismo”, mas também dos que “regem qualquer pessoa de bem”.

Em destaque

Subir