As equipas oficiais da Yamaha e da Suzuki realizam esta semana testes de preparação para a temporada de MotoGP, aproveitando a pausa de verão do Campeonato do Mundo. Enquanto Jorge Lorenzo e Valentino Rossi estarão nos próximos dias em Brno (República Checa), Randy de Puniet ruma a Motegi (Japão).
No traçado checo, palco da prova prevista para 25 de Agosto, Lorenzo tenta retomar a forma na recuperação da clavícula, fraturada no GP de Asse, enquanto Rossi procura melhorar a ciclística da Yamaha, que a 9 mil quilómetros de distância, no Japão, fará também testes com os pilotos locais Katsuyuki Nakasuga e Wataru Yoshikawa.
Também em Motegi a Suzuki vai trabalhar a partir de quarta-feira com Randy de Puniet, auxiliado por Nobuatsu Aoki. E David Brivio promete trabalho “com os dados” conseguidos “nos testes anteriores, em Barcelona e Aragon”.
O diretor desportivo da Suzuki refere que o desenvolvimento da moto não parou e que esta semana a equipa vai “experimentar várias configurações e desenvolver a embraiagem eletrónica, o chassis e o motor”, de modo a melhorar o desempenho.
Outra atração no traçado nipónico será a presença da HRC Honda com Casey Stoner. O australiano vai tripular uma máquina de MotoGP pela primeira vez desde o GP de Valência do ano passado. Para além de se ambientar à moto deste ano, o australiano vai rodar com a máquina que a marca nipónica irá fornecer a equipas privadas no próximo ano.