Jorge Lorenzo venceu o Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP, realizado este domingo em Silverstone, após um final de corrida empolgante. O campeão do Mundo, que liderou quase toda a prova, conseguiu levar a melhor sobre Marc Marquez nas últimas curvas da prova.
Marquez, que arrancou da ‘pole position’, seguiu na ‘sombra’ de Lorenzo durante quase toda a corrida, atacando o seu adversário a duas voltas do final. Só que, contrariamente a outras ocasiões, o piloto da Yamaha reagiu e na última volta conseguiu recuperar a liderança fechando todas as trajetórias ao seu adversário, que cortou a meta completamente ‘colado’ à traseira da sua moto.
Se para Jorge Lorenzo este triunfo em Silverstone, marcou o regresso às vitórias e constituiu um importante moral para o resto da temporada, para Marc Marquez foi muito importante, pois mostrou que o ombro deslocado numa queda durante o ‘warm-up’ matinal não o inferiorizou demasiado frente aos seus adversários.
O líder do campeonato do Mundo só perdeu cinco pontos para Lorenzo e ganhou mais terreno ao seu companheiro de equipa Dani Pedroso, que de princípio ao fim seguiu sempre na proximidade dos dois primeiros mas nunca se mostrou capaz de ir além do último lugar do pódio.
A quarta posição também foi alvo de muita disputa, embora não tenha sido assim desde o começo, já que Alvaro Bautista assumiu o lugar desde o começo e rodou isolado durante quase toda a prova.
Contudo, e depois de conseguir levar a melhor sobre Stefan Bradl, Valentino Rossi conseguiu aproximar-se do espanhol da Honda Gresini e passá-lo. Bautista ofereceu muita resistência ao italiano da Yamaha, que só sobre a meta garantiu o quarto posto final.
Atrás de Bradl Cal Crutchlow fez uma corrida solitária, muito aquém do que tem sido habitual. O inglês da Yamaha Tech 3 ressentiu-se bastante das quedas sofridas durante o fim-de-semana e o sétimo lugar foi o resultado possível.
Já o nono lugar foi muito disputado, entre o companheiro de equipa de Crutchlow, Bradley Smith, e os pilotos da Ducati. A dada altura Andrea Dovisiozo conseguiu superar o jovem inglês, mas veio a cair entregando o resultado ao seu companheiro de equipa Nicky Hayden.
Classificação
1.º Jorge Lorenzo (Yamaha) 40m 52,515s
2.º Marc Márquez (Honda) + 0,081s
3.º Dani Pedrosa (Honda) + 1,551s
4.º Valentino Rossi (Yamaha) + 13,233s
5.º Álvaro Bautista (Honda) + 13,298s
6.º Stefan Bradl (Honda) + 20,227s
7.º Cal Crutchlow (Yamaha) + 26,229s
8.º Nicky Hayden (Ducati) + 35,993s
9.º Bradley Smith (Yamaha) + 26,119s
10. º Aleix Espargaró (ART) + 53,196s