O Campeonato do Mundo de MotoGP vai regressar ao Brasil no próximo ano, com um grande prémio a disputar no Autódromo Nelson Piquet em Brasília, apesar do circuito da capital federal carecer ainda de homologação.
A integração da prova brasileira no calendário de 2014 da disciplina ‘rainha’ do motociclismo foi revelada numa conferência local onde estiveram presentes o promotor do campeonato e as autoridades locais, devendo agora ser oficializada durante o Grande Prémio da Grã-Bretanha.
Já a homologação do Autódromo Nelson Piquet está dependente de obras naquele traçado, que se deverão iniciar no próximo mês de Dezembro, a tempo da realização da prova, que deverá ter lugar na segunda metade do campeonato de 2014.
“O Brasil é um dos mercados mais importantes do motociclismo do Mundo. E como é na América do Sul o horário é muito bom para cobertura televisiva. Voltar ao Brasil tem sido um desejo para toda a comunidade do MotoGP há vários anos e é algo muito importante para nós. Até agora tinha sido impossível porque, como toda a gente sabe, a coisa mais importante para nós é a segurança”, comentou o promotor do campeonato, Carmelo Ezpeleta.
De referir que a última visita que o MotoGP tinha feito ao Brasil tinha sido em 2004, com uma prova disputada em Jacarepaguá e ganha pelo japonês Makoto Tamada.
A prova em Brasília aumentará para duas as corridas a realizar na América do Sul, pois do campeonato consta agora uma no traçado de Termas de Rio Hondo, na Argentina.