Motociclismo

MotoGP: Bridgestone anuncia retirada no final de 2015

BridgestoneRetirada114BridgestoneRetirada114 600A Bridgestone vai deixar o campeonato do mundo de MotoGP no final da próxima temporada. O anúncio foi feito pelo construtor japonês de pneus, que é o fornecedor exclusivo da categoria ‘rainha’ do motociclismo internacional desde 2009, após ter assinado uma extensão do atual contrato com a Dorna até 2015.

Desde o início da era moderna dos motores a quatro tempos que a Bridgestone está no MotoGP, com o objetivo de se estabelecer como líder mundial no desenvolvimento de pneus para motos.

A chegada do construtor japonês foi desde logo coroado pelo sucesso, com a primeira ‘pole position’ logo no primeiro ano de participação, com a estreia no pódio em 2003 e a primeira vitória no ano seguinte, no Grande Prémio do Brasil.

Desde esse momento o sucesso da Bridgestone cresceu, com muitas vitórias em 2005 e 2006, culminando com o primeiro título de MotoGP em 2007, por intermédio de Casey Stoner (Ducati). Seguiu-se o segundo cetro em 2008 através de Valentino Rossi (Yamaha). O que levou a marca a ser escolhida para fornecedor exclusivo de pneus em 2009.

O final próximo dos sete anos de colaboração da Bridgestone com a Dorna levaram o promotor do MotoGP a lançar agora o concurso para encontrar um novo fornecedor de pneus para o campeonato.

Trata-se de um oncurso que terminará no próximo dia 22 deste ano, e onde os construtores terão de preencher uma série de requisitos, nomeadamente as especificações técnicas concebidas pela Dorna, a ser solicitada ao seu diretor Javier Alonso.

Em destaque

Subir