Mundo

Morte do CEO da Total: Condutor do limpa-neves “em estado de embriaguez”

de margerieAinda não são claros os motivos para o acidente com um avião que vitimou o presidente da petrolífera total, num aeroporto da Rússia. A comissão de inquérito admitiu “um erro dos controladores aéreos” e que o condutor do limpa-neves estava “em estado de embriaguez”.

Um acidente com um avião privado e um limpa-neves vitimou Christophe de Margerie, o presidente do grupo petrolífero francês Total, e de três tripulantes da aeronave.

O caso ocorreu ontem à noite no Aeroporto de Vnoukouvo, em Moscovo (Rússia), quando o jato privado embateu no limpa-neves que se encontrava na pista.

De acordo com a comissão de inquérito, a responsabilidade parece recair no condutor do limpa-neves, que estava embriagado na altura do acidente.

“Foi apurado que o condutor do limpa-neves estava em estado de embriaguez”, revelou a comissão, num comunicado em que também é denunciado “um erro dos controladores aéreos”.

Para além de “os atos do condutor do limpa-neves”, a comissão admite como eventuais causas “as más condições meteorológicas ou um erro de pilotagem”.

“No presente momento já foi comprovado que o condutor do veículo de limpeza de neve estava embriagado. É possível, além disso, que seja tomada a decisão sobre o afastamento de vários funcionários do aeroporto dos seus cargos durante o período de investigação deste caso penal”, acrescentou o porta-voz da comissão, Vladimir Markin, citado pela agência Tass.

De acordo com o Ministério das Situações de Emergência, mais de 150 socorristas e 39 veículos especiais foram mobilizados para a ocorrência, mas não chegaram a tempo de salvar nenhuma das quatro vítimas mortais.

Christophe de Margerie tinha 63 anos de idade e 40 de carreira ligada à petrolífera francesa.

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, salientou que “a França perdeu um extraordinário líder que tornou a Total num gigante mundial”.

Também citado pela Tass, Dmitri Peskov informou que o chefe de Estado russo apresentou as condolências.

“Vladimir Putin conhecia de há muito o sr. de Margerie e mantinha contato de trabalho estreito com ele”, afirmou o secretário de imprensa.

Em destaque

Subir