Nas Notícias

Um peixe pré-histórico foi o primeiro animal a ter relações sexuais

peixe pre-historico O nome deste peixe – Microbrachius dicki, que viveu há… 385 milhões de anos – não diz nada sobre a característica que diferencia: foi o primeiro animal a copular. Um fóssil permitiu a cientistas australianos concluir que o acasalamento do Microbrachius foi feito de forma semelhante à dos humanos, mas de forma lateral, com um aparente ritual de dança.

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Flinder University, uma universidade australiana, que mereceu honras de publicação na revista Nature, permitiu encontrar o nome do primeiro animal conhecido a ter relações sexuais.

É um peixe e chama-se Microbrachius dicki. Viveu há cerca de 385 milhões de anos.

E a forma de reprodução também apresentava algumas curiosidades: era uma espécie de ritual, com a relação a ocorrer de forma lateral. Os dois peixes surgem com os ‘braços’ dados.

Para os investigadores, não restam muitas dúvidas: este peixe pré-histórico foi, de facto, o primeiro animal que não se reproduziu por fertilização externa e foi, desse modo, o primeiro a copular.

Segundo John Long, docente na Flinder University, o Microbrachius dicki vivia em lagos e foi encontrado na região da Escócia.

O peixe tinha dimensões muito reduzidas: media cerca de oito centímetros.

A descoberta resultou de um acaso, quando alguns dos autores do estudo procediam à observação de um fóssil.

Em destaque

Subir