Cultura

Morreu Marcos Paulo, ator e realizador brasileiro de 61 anos

marcos pauloMorreu Marcos Paulo, ator e realizador que sofreu uma embolia pulmonar, de acordo com informação da família. Marcos Paulo faleceu em sua casa, no Rio de Janeiro, na madrugada de domingo.

Marcos Paulo foi um ator e realizador brasileiro, muito conhecido do público português, nos tempos áureos das telenovelas brasileiras da Globo, transmitidas em Portugal durante anos.

O ator e realizador, que contava 61 anos, estava na sua casa, localizada na Barra da Tijuca, ao lado da mulher Antónia Fontenelle, quando foi vítima de uma embolia pulmonar fatal. A informação foi difundida pela própria família.

Ainda de acordo com fonte familiar, Marcos Paulo começou a sentir-se mal, sendo que não foi possível prestar socorro. A embolia pulmonar – bloqueio de uma artéria pulmonar ou de um dos seus ramos – acabou por provocar-lhe a morte.

Esta morte de Marcos Paulo gerou uma onda de consternação no Brasil, onde o ator era muito respeitado. As redes sociais serviram também para diversos colegas de profissão homenagem o ator.

“Bom ator, boa figura humana, bom amigo. Amou a arte e as mulheres. Deu sentido à vida”, escreveu o ator Paulo Cesar Pereio, no Twitter. Também o ator e realizador José de Abreu revelou que Marcos Paulo foi a pessoa com quem mais trabalhou na Globo. “Dirigi-o em ‘O Primo Basílio’ e fui dirigido por ele em várias novelas”, escreveu.

Rodrigo Andrade, ator, recordou um encontro no dia anterior à morte. “Notícia triste demais. Acabei de saber que o Marcos Paulo faleceu. Ele estava normal ontem em Manaus, com a Antonia (mulher), absolutamente normal… O Brasil e a TV perdem um grande talento”, escreveu, no microblogue.

Marcos Paulo encontrava-se com a mulher, a atriz, quando começou a sentir-se mal. Segundo familiares, o realizador sofreu uma embolia pulmonar. Não foi possível socorrer o ator.

Marcos Paulo e a mulher assistiram, na passada sexta-feira, à festa de encerramento da nona edição do Amazon Film Festival, que decorreu no Teatro Amazonas, em Manaus. Voltou para o Rio de Janeiro no sábado, morrendo no dia seguinte.

Recorde-se que no ano passado lhe fora diagnosticado um cancro no esófago, problema de saúde que Marcos Paulo conseguiu ultrapassar. Marcos Paulo Simões nascera em São Paulo, Brasil, a 1 de março de 1951.

Em destaque

Subir