Tecnologia

Morreu Jack Tramiel, criador do primeiro computador pessoal

jack_tramiel_1A indústria evoluiu como ninguém mas são muitos aqueles que ainda se lembram dos primórdios da tecnologia. Jack Tramiel tinha 83 anos, lançou em 1982 o primeiro computador pessoal e aquele que ainda hoje detém o recorde de mais unidades vendidas.

Estavamos na década de 80 e a informática pessoal começava a dar os primeiros passos. Jack Tramiel, um polaco nascido em 1928, criava então a Commodore International, uma empresa que se viria a tornar conhecida em todo o mundo depois de lançar em 1982 aquele que é considerado o primeiro computador pessoal da história da informática.

Chamava-se Commodore 64 e possuía um processador de 1Mhz, auxiliado por uma memória RAM de 64Kb. Na altura, embora já existissem monitores, ecrãs TFT ou HD ainda nem sequer nos sonhos. O C64, como ficou conhecido, era normalmente ligado a uma televisão convencional. Na tela também não haviam gráficos futuristas nem animações em 3D, mas sim uma resolução máxima de 160×200 pixéis, que permitia a exibição de 25 linhas e 40 colunas de texto.

Para ter uma ideia do que eram os computadores na altura, e comparando com a realidade atual dos processadores e das memórias, as máquinas pessoais são hoje mais de mil vezes melhores. Um processador a 2.0GHz, equivale a dois mil Mhz, ou seja, nesta parte a máquina é hoje duas mil vezes superior. Se virmos ainda os processadores Dual ou Quad Core, é só multiplicar isto por dois ou por quatro.

Também na memória RAM, outro dos componentes mais importantes dos computadores, as coisas são bem diferentes. Um megabyte é composto por 1024 Kb. Um gigabyte por 1024 megabytes. Qualquer PC atual tem no mínimo 2048 megabytes de memória RAM (2GB). Feitas as contas, passou-se de 64Kb, para 2.000.000Kb.

Toda esta evolução só foi conseguida através do trabalho e da visão de homens como Jack Tramiel, por vezes esquecidos e ofuscados por uma sociedade pouco ligada à história. A família tratou esta semana no entanto de lembrar a obra e sobretudo o homem, que contribuiu para que possa ler este texto neste momento.

Tinha 83 anos e fica inevitavelmente na história. Além de ter contribuído para a evolução da tecnologia, conseguiu também criar na altura um dos produtos mais famosos. O Commodore 64 figura ainda hoje no topo da lista dos computadores pessoais mais vendidos. Entre 1982 e 1996, ano em que foi descontinuado, estima-se que mais de 17 milhões de unidades foram comercializadas.

Em destaque

Subir