TV

Morgan Freeman, o salvador das abelhas (com vídeo)

Um dos atores mais famosos do mundo abraçou uma nova carreira. Morgan Freeman, que chegou a interpretar Deus, é agora o guardião das abelhas.

Há notícias que passam despercebidas, embora sejam muito mais importantes do que a crise na Grécia e do euro, as relações amorosas de Cristiano Ronaldo ou o reforço do armamento por parte da Rússia. Quer um exemplo? As abelhas.

Este inseto aparentemente insignificante é o principal responsável pela polinização das colheitas. Em resumo, deu origem a um terço da comida que consome.

Mas as abelhas estão a desaparecer. Um parasita, o contínuo uso de pesticidas, o crescimento desorganizado das zonas urbanizadas e outros factores que ainda estão a ser analisados e descobertos têm feito com que a população destes polinizadores esteja a desaparecer a um ritmo muito preocupante.

E uma das vozes mais famosas a alertar para esta situação é, agora, a de Morgan Freeman, um dos poucos atores capaz de interpretar Deus (em ‘Bruce Almighty’, de 2003) de forma consensualmente convincente.

Proprietário de uma quinta com 50 hectares no estado do Mississippi, Morgan Freeman anunciou que esse terreno é agora um santuário para abelhas.

“Tem havido um esforço concertado para que haja mais abelhas na Terra. Nós ainda não compreendemos como elas são a fundação do crescimento do planeta através da polinização da vegetação”, argumentou o ator, numa entrevista à MNN.

A iniciativa completou o primeiro ano de existência e as abelhas que escolheram o santuário criado por Morgan Freeman podem usufruir de vegetais e árvores de fruto, para além de plantas como a lavanda e outras árvores como as magnólias.

Em destaque

Subir