Mundo

Monções na Índia: Mais de mil mortos em perspetiva, 882 confirmados oficialmente

inundacao indiainundacao india 510As chuvas fortes que assolam território indiano já provocaram 882 mortos, mas o número deverá subir, segundo perspetiva o governo da Índia. Há cerca de 2000 desaparecidos. As missões de resgate ficaram marcadas pela queda de um helicóptero da Força Aérea.

Estima-se que cerca de mil pessoas tenham perdido a vida na Índia, em resultado das chuvas das monções, que assolaram território indiano nas últimas semanas. Números oficiais dão conta de 882 mortos confirmados, mas o governo estima que o número possa subir, em razão da população que continua desaparecida.

As missões de resgate têm sido dificuldades pelo mau tempo e fraca visibilidade. Um helicóptero caiu, ontem, durante estas operações, provocando a morte a 20 pessoas. O aparelho procedia a trabalhos de resgate, na região norte da Índia

Este acidente ocorreu a norte da Índia, na região de Kedarnath, e provocou mais vítimas do que as inicialmente previstas. De acordo com a agência de notícias Ians, há duas dezenas de vítimas mortais confirmadas.

O aparelho das Forças Aéreas Indianas, um MI-17, caiu no solo na viagem de regresso da cidade de Kedarnath, onde ocorreram fortes inundações, que já provocaram quase mil mortos.

Não são conhecidas as causas do acidente, que se junta a uma tragédia de grandes proporções. A Índia está a ser fustigada pelo período de monções. Além das perdas humanas, a intempérie deixou dezenas de pessoas desalojadas.

O helicóptero estava a cumprir o plano de resgate na Índia, missão que já socorreu mais de 90 mil pessoas. Há 2000 desaparecidos e cerca de 3000 pessoas que aguardam pelo salvamento.

Em destaque

Subir