Nas Notícias

Moçambique/Autárquicas: Urnas fecharam numa votação com incidentes pontuais

As urnas para as eleições autárquicas fecharam às 18h00 em Moçambique (menos uma hora em Portugal), numa votação que registou incidentes pontuais, de acordo com a informação recolhida pela Lusa.

A polícia antimotim moçambicana lançou gás lacrimogéneo perto de uma assembleia de voto para dispersar uma multidão que, durante a tarde, tentou atacar a casa de um dirigente político em Nampula, maior cidade do norte de Moçambique, disseram testemunhas à Lusa.

O incidente aconteceu depois de surgirem rumores sobre uma contagem paralela numa habitação junto à Escola Primária de Pea, no Bairro da Rex, mas a situação voltou à normalidade depois da intervenção da polícia.

A coligação de organizações não-governamentais (ONG) Votar Moçambique anunciou a detenção de dois presidentes de mesa de voto, apanhados em flagrante com boletins de voto extra, em Massinga, sul do país, e na Ilha de Moçambique, no norte.

Casos semelhantes foram relatados por observadores daquela plataforma em Angoche (norte) e Maganja da Costa (centro).

A coligação Votar Moçambique denunciou ainda casos de eleitores impedidos de votar em vários municípios e a ocorrência de diversos ilícitos eleitorais, mas atribuiu essas situações a “razões técnicas e ignorância da lei”, afastando a hipótese de fraude organizada e generalizada.

Cerca de quatro milhões de eleitores estavam registados para escolher presidentes dos 53 municípios moçambicanos e respetivos membros de assembleias.

O diretor-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) moçambicano anunciou que os resultados provisórios das eleições autárquicas deverão ser conhecidos na quarta-feira.

Em destaque

Subir