Nas Notícias

Minitornado de Castelo Branco arranca telhados e provoca danos em 32 automóveis

castelo brancoUm tornado em Castelo Branco, de pequenas dimensões, provocou alguns danos em estruturas industriais, arrancando telhados, e em 32 veículos, um dos quais arrastado para uma ravina. Não há feridos a lamentar, de acordo com a Proteção Civil, mas a população local não escapou a um enorme susto.

O fenómeno atmosférico ocorreu na tarde de ontem, às 14h40, segundo informa um responsável pela Autoridade Nacional de Proteção Civil no distrito de Castelo Branco, Rui Esteves, em declarações ao Jornal de Notícias.

Apesar de ser classificado como minitornado, localizado na zona industrial da cidade albicastrense, provocou um enorme susto à população de Castelo Branco. Segundo a Proteção Civil nenhuma pessoa ficou ferida, sendo que há apenas estragos materiais registados.

Trinta e dois veículos sofreram danos – sendo que uma delas foi arrastada para uma ravina – e algumas estruturas industriais também foram destruídas pelos ventos fortes. Segundo informa aquele jornal, “o minitornado produziu estragos médios em mais três empresas”, derrubando uma “linha de média tensão da EDP, um cabo de linha telefónica e sinalização rodoviária”.

Os telhados de duas estruturas industriais foram “arrancados”, em virtude dos fortes ventos, que se fizeram sentir ao longo de uma extensão de meio quilómetro, aproximadamente.

O Instituto de Meteorologia classifica o caso como “um fenómeno meteorológico adverso”, ou um “minitornado”.

Estiveram na zona mais afetada pelo fenómeno os Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública e elementos da Proteção Civil.

Em destaque

Subir