Nas Notícias

Ministro do Ambiente: “Não vai faltar água, mas teremos de fazer um esforço para poupar”

João Matos Fernandes prometeu que “em 2018 a água não vai faltar na torneira”, mas insistiu numa salvaguarda: “Teremos de fazer um esforço em todos os setores para poupar água”.

À margem de uma iniciativa em Moçambique, onde se encontra em visita oficial, o ministro do Ambiente fez questão de prometer “sem qualquer dúvida” que não haverá mais problemas no fornecimento de água canalizada em Portugal.

“Estou absolutamente em condições de poder voltar a garantir que, tal como no ano 2017, em 2018 a água não vai faltar na torneira de nenhum dos portugueses”, insistiu.

O governante elogiava assim “o combate muito grande à seca” em Portugal, citando até um exemplo: “Estamos a fazer um conjunto de investimentos vasto, que ultrapassa 60 milhões de euros, para fazer interligações entre albufeiras a partir do Alqueva”.

João Matos Fernandes deixou, porém, um forte aviso ao setor agrícola, o principal consumidor de água no País.

“É inevitável que haja constrangimentos: temos uma prioridade de usos e a primeira prioridade é levar água à torneira de cada um dos portugueses”, afirmou.

Poupar água não pode ser uma responsabilidade exclusiva dos decisores políticos, mas sim um dever coletivo, continuou o ministro do Ambiente.

“Tudo aquilo que estamos a fazer dará frutos muitos seguros já para o ano de 2019, em que, de igual forma não faltará certamente água a ninguém: teremos de fazer um esforço em todos os setores para poupar água”, sublinhou.

O governante repetiu, para que não restassem dúvidas: “No próximo ano, não vai faltar água na torneira a nenhum dos portugueses, o que não quer dizer que não tenhamos todos de adaptar usos”.

Em destaque

Subir