Nas Notícias

Ministério da Cultura é a proposta de António Costa para um futuro Governo

antonio costa 210Se António Costa chegar a primeiro-ministro vai criar o Ministério da Cultura. A promessa foi deixada como resposta a uma petição de apoio assinada por personalidades da área da Cultura, como Luís Montez, o genro de Cavaco que elogiou Costa como “um político da ‘Champions’”.

A ‘Cultura apoia António Costa’ e este responde com uma promessa: se for chefe de Governo, vai criar um Ministério para o setor.

A promessa foi deixada ontem num encontro, em Lisboa, em que várias personalidades da área se juntaram em apoio ao atual quase candidato a líder do PS (não o chega a ser porque não há eleições previstas no partido).

Antes de entrar na corrida para São Bento, António Costa tem primeiro de conquistar o poder dentro do PS. Nessa luta, o político recebeu o apoio de uma petição online intitulada ‘Cultura apoia António Costa’, assinada por mais de 600 pessoas e que conta com nomes como Carlos do Carmo, António Mega Ferreira, Miguel Lobo Antunes e Rui Vieira Nery.

Essa petição esteve na origem do encontro de ontem, promovido por Costa para agradecer o apoio e deixar a promessa de criar o Ministério para o sector caso chegue a primeiro-ministro.

Nesse encontro também esteve Luís Montez, o organizador de eventos que é genro de Cavaco Silva.

Para além de ter assinado a petição, Montez não poupou nos elogios a Costa: “é um político da ‘Champions League’, não é da distrital. É um político ao nível do que de melhor há na Europa. Temos homem para tomar conta disto”.

“A cultura precisa de um Ministério, mas precisa de muito mais do que um Ministério, precisa de uma visão”, justificou António Costa, prosseguindo: “uma sociedade decente é uma sociedade de valores. Deixámos de ser uma sociedade de valores para sermos uma sociedade de mercado”.

É para recuperar esses “valores” que o autarca lisboeta quer dar um Ministério à cultura, de forma a que o sector assuma um papel central no desenvolvimento e crescimento do país.

Em destaque

Subir