Nas Notícias

Milhares gritam ‘Que se Lixe a Troika’ em diversas manifestações pelo país

indignados ar5Com o lema ‘Que se Lixe a Troika’, que dá nome a um movimento, milhares de portugueses realizam manifestações, em Portugal, amanhã. A jornada de luta pretende contestar as políticas de austeridade aplicadas pelo Governo, no âmbito do memorando assinado com a troika. O dia 2 de março será uma jornada de luta em Portugal e em algumas cidades do mundo.

Diversas cidades do país serão palco de manifestações convocadas pelo movimento ‘Que se Lixe a Troika’. Esta jornada de luta, mais uma, pretende contestar as políticas aplicadas em Portugal, com o selo do Fundo Monetário Internacional, da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu, as três entidades que compõem a troika.

Em Portugal Continental e nas Ilhas – de Lisboa ao Porto, de Viana do Castelo a Faro, passando por Braga, Coimbra, Évora, Setúbal, Vila Real, Viseu e Portalegre, bem como Leiria, Castelo Branco, Guarda e Beja, entre outras cidades, Funchal, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo – os portugueses vão gritar contra as medidas de austeridade, que estão a provocar uma espiral recessiva, com efeitos no desemprego, que cresce, nos salários, que encurtam, e nos direitos sociais, que estão a ser limitados.

E por isso o Governo estará no eixo deste protesto que, no entanto, extravasa fronteiras. Outros países irão realizar neste sábado algumas manifestações. Londres, Madrid, Barcelona, Boston, Estocolmo e Budapeste, entre outras cidades, serão também palco da contestação popular.

O movimento ‘Que se Lixe a Troika’ espera milhares de pessoas nas ruas. E espera que se verifique uma forte adesão popular, contra a troika, as políticas que não geram crescimento, “os desfalques”, as “ameaças de despedimento”, entre outros motivos de indignação. A manifestação de 2 de março promete levar Portugal para a rua.

Em destaque

Subir