Tecnologia

Microsoft quer lançar tecnologia que ‘espia’ comportamento dos funcionários

microsoftTrata-se de uma tecnologia que utilizará um sistema idêntico ao Kinect e que promete fazer correr muita tinta. Patente já foi pedida pela gigante do software que se compromete a ajudar os departamentos de recursos humanos das empresas.

A Microsoft fez um pedido de patente para uma tecnologia que promete vir a tornar-se polémica. A empresa de software pretende monitorizar todos os passos dados pelos funcionários de uma qualquer companhia.

O sistema, que utilizará tecnologia do Kinect, sistema de câmaras presente por exemplo na Xbox360, fará um rastreamento dos computadores e telefones utilizados pelo funcionário, e fornecerá depois esses dados aos departamentos de recursos humanos.

Tempo que demora a navegar na Internet, ou a quantidade de chamadas que faz, são algumas das informações que este novo sistema pode verificar. O mesmo pode depois enviar alertas para os responsáveis que podem posteriormente comparar resultados de outros funcionários da companhia.

Esta análise comportamental dos empregados promete ser alvo de muita crítica a nível mundial. O pedido da patente encontra-se atualmente a ser analisado.

Em destaque

Subir