Tecnologia

Microsoft debaixo de olho da CE devido a alegadas restrições de browsers no Windows 8

windows_8_1Aviso surge após queixas efetuadas por parte dos dois principais concorrentes na área dos navegadores Web, Mozilla (Firefox) e Google (Chrome). Empresa norte-americana estará alegadamente a ‘obrigar’ os utilizadores do Windows 8, versão tablet, a utilizarem o Internet Explorer.

À semelhança do que aconteceu noutros casos no passado, em que a Microsoft foi, durante anos, criticada por ter o Internet Explorer previamente instalado no Windows, quase que impossibilitando dessa forma outras empresas de conquistar mercado, surge agora um aviso da Comissão Europeia relativamente ao novo Windows 8.

Segundo os responsáveis europeus, haverá uma vigilância atenta ao sistema, ou seja, a CE quer perceber de forma clara se os utilizadores do Windows 8 estão limitados à utilização do Internet Explorer.

Este género de alerta surge depois da Mozilla e da Google terem apresentado queixas. Tudo porque, caso existam restrições, os utilizadores não poderão instalar outros browsers, como o Firefox ou o Chrome.

Neste caso, e para já, esta polémica surge apenas na versão do Windows 8 para tablets.

Recorde-se que, em 2009, a Microsoft assinou um acordo com a Comissão Europeia que obrigava a empresa a disponibilizar as opções aos utilizadores, na primeira vez que era feito o acesso à Internet. Nessa altura, o proprietário do PC era convidado a selecionar qual o browser pretendido, entre cinco disponíveis: Safari, Opera, Internet Explorer, Mozilla e Chrome.

Agora, passados três anos e semanas da Microsoft lançar a primeira versão do Windows 8 para o mundo, há nova polémica. Caso a Comissão Europeia venha a confirmar restrições ao nível da utilização dos browsers, a gigante norte-americana pode sofrer duras sanções.

Em destaque

Subir