Nas Notícias

Michel da Costa: Chef detido pela PJ após mandado europeu da polícia francesa

michel costaCozinheiro Michel da Costa é um dos dois homens detidos pela Polícia Judiciária (PJ), após um pedido feito pelas autoridades francesas. O conhecido cozinheiro é suspeito de pertencer a uma rede criminosa, com alegadas práticas de fraude fiscal, bem como de branqueamento de capitais. Mandado de detenção europeu levou à detenção do ‘chef’, que será extraditado para França.

Os crimes terão sido praticados pelo cozinheiro Michel da Costa – e por outro homem – entre os anos de 2005 e 2007, o que levou as autoridades francesas a emitir mandado de detenção europeu, que a Polícia Judiciária aplicou.

Michel da Costa será parte de uma organização criminosa, que responderá pelos crimes de fraude fiscal e por branqueamento de capitais, por práticas que remontam àqueles anos.

Fonte judicial adianta à agência Lusa que Michel da Costa foi detido na manhã de hoje, nos arredores de Lisboa, onde se encontrava. Além do cozinheiro Michel – que apresentou diversos programas de televisão sobre culinária e é visto como uma referência na sua área profissional –, foi também detido outro cidadão francês, com 67 anos de idade.

A Unidade de Informação e Investigação da PJ emitiu um comunicado, difundido pela agência Lusa, onde dá nota da detenção e revela que a mesma resulta de um pedido feito pelas autoridades francesas. Michel da Costa e o outro homem detido serão extraditados para França, de acordo com a Judiciária.

O ‘chef’ Michel da Costa é um dos mais conceituados cozinheiros portugueses e uma das referências na formação em cozinha. Recentemente, em Portugal, o Ministério Público recebeu uma queixa apresentada por alunos que acusam o cozinheiro de pagarem cursos sem condições. A queixa-crime, segundo o semanário Sol, surgiu após a suspensão das aulas.

Em destaque

Subir