Desporto

Michael Schumacher: “Estado vegetativo ou a morte”, vaticina ex-médico da FIA

michael schumacher f1 1schumacher Perante o silêncio sobre o estado de saúde de Michael Schumacher, um antigo médico da FIA faz um diagnóstico: “Manutenção do estado vegetativo ou a morte”. Gary Hartstein escreveu ainda no seu blogue que “nunca mais teremos boas notícias sobre Michael Schumacher”. No entanto, Sabine Kehm volta a negar estes rumores.

Recorrendo à sua experiência, Gary Hartstein, antigo médico da Federação Internacional do Automóvel (FIA), manifesta a “certeza” de que “nunca mais teremos boas notícias sobre Michael Schumacher”.

Sem informação oficial, que deixou de ser fornecida desde abril, o médico ‘determina’ um diagnóstico cruel: “Manutenção do estado vegetativo ou a morte”.

Michael Schumacher está há mais de seis meses em coma. Gary Hartstein lembra que são raros os casos de doentes que consigam recuperar nestas circunstâncias.

“Temo não receber qualquer boa notícia sobre Schumacher. Estou quase certo de que nunca mais teremos boas notícias de Michael Schumacher”, escreve o clínico, que lembra que são baixas as percentagens de casos de sucesso.

“Apenas uma pequena percentagem de pacientes em estado vegetativo consegue recuperar a consciência”, esclarece.

O antigo médico da FIA destaca sobretudo o facto de não haver informação oficial sobre o estado de saúde de Schumacher, o que deixa perceber que não há avanços no estado de saúde do piloto alemão.

O ex-piloto alemão, recorde-se, sofreu um acidente numa estância de esqui, nos Alpes, a 29 de dezembro de 2013, quando estava prestes a celebrar o 45.º aniversário (a 3 de janeiro).

Foi de imediato evacuado em helicóptero da estância para Moutiers e posteriormente Schumacher viria a ser transferido para Grenoble, onde realizou exames e uma intervenção neurocirúrgica. Permanece num processo de despertar de coma há cerca de um mês.

Entretanto, perante o silêncio, o antigo médico também manifestou que não acreditaria na recuperação.

“A falta de atualizações sobre o estado clínico pode ser um indício para começarmos a despedirmo-nos”, escrevera Gary Hartsein.

A porta-voz do ex-piloto alemão, Sabine Kehm, representa a família de Schumacher e é a única fonte oficial de informação sobre o estado de saúde do heptacampeão do mundo de Fórmula 1. E Kehm nega estes rumores.

Em destaque

Subir