Nas Notícias

Menino que vai ficar cego vê jogo dos Celtic durante volta ao mundo

menino cego Louis, de 12 anos, sabe que vai ficar cego devido a uma doença hereditária e, antes que tal aconteça, está a dar uma volta ao mundo para ter imagens quando deixar de ver. Um dos desejos do menino, já realizado, era ver um jogo de basquetebol dos Celtic.

Um menino da Nova Zelândia sabe que, por sofrer de uma doença hereditária, vai perder a visão. Antes que fique cego, o pai levou-o a dar uma volta ao mundo.

A paragem por Boston, nos EUA, permitiu a divulgação desta história: é que Louis, de 12 anos, é fã dos Boston Celtics, uma conhecida equipa de basquetebol.

Com a ajuda de um vizinho e de muitos amigos, o pai do garoto conseguiu angariar dinheiro suficiente para que Louis possa dar a volta a mundo, criando um banco de imagens mental a que possa recorrer quando perder a visão.

A ideia ganhou forma depois do prognóstico da última consulta: a doença está a progredir rapidamente e o menino deve perder totalmente a visão dentro de um período de quatro anos.

A retinose pigmentar, uma doença da retina (uma formação de manchas escuras que vão aumentando até taparem por completo a visão), tinha sido diagnosticada quando Louis tinha apenas 4 anos de idade.

Com 12 anos, o menino ainda tem 50 por cento da capacidade visual, ao invés dos três irmãos, cuja doença se encontra num estado mais avançado. Segundo o pai, Louis tem uma visão periférica muito limitada e, quando escurece, o que consegue ver está enevoado.

Nos EUA, o neozelandês viu o Gran Canyon e o brilho de cidades como Las Vegas, Los Angeles e Nova Iorque, mas foi mesmo o jogo dos Celtic que mais o entusiasmou.

“Gostava de fazer algo ligado ao desporto”, afirmou o menino, entrevistado pela WCVB Channel 5 Boston: “talvez ser jogador de basquetebol”.

Em destaque

Subir