Nas Notícias

Menezes ou outro? PSD/Porto garante que esta “semana ficará fechado o nome do candidato” à Câmara

luis filipe menezesLuís Filipe Menezes avançou com a candidatura à Câmara do Porto sem que o PSD concelhio oficialize o apoio. O atual autarca de Gaia reuniu ontem à noite com a comissão política liderada por Ricardo Almeida, com este a garantir que “durante esta semana ficará fechado o nome do candidato”.

“Foi a primeira vez, na história do PSD/Porto, que um candidato reuniu com a comissão política antes de ser designado e é também o candidato mais sufragado e mais discutido internamente no PSD/Porto”. Com esta afirmação, o presidente da comissão política concelhia dos ‘laranjas’, Ricardo Almeida, resume o espírito que reina na estrutura quanto a quem deve ser o candidato do PSD à Câmara do Porto.

Para terminar com a indefinição, o ‘candidato a candidato’ reuniu-se, ontem à noite, com a comissão política concelhia. Num encontro que durou cerca de quatro horas, Menezes apresentou as linhas gerais do projeto político com que quer substituir Rui Rio na presidência do município da ‘invicta’. Foi à saída desta reunião que Ricardo Almeida garantiu que “durante esta semana ficará fechado o nome do candidato do PSD à Câmara do Porto”.

O nome de Menezes vai agora a votos, dentro da comissão política concelhia, fragilizado pela renúncia do CDS-PP à coligação. A concelhia centrista já garantiu que não vai apoiar um candidato que comparou a José Sócrates, apesar do líder da distrital do CDS, Álvaro Castello-Branco, já ter vindo acrescentar que “não está nenhum entendimento feito nem está nenhum entendimento excluído”.

Para além do parceiro de coligação (é o terceiro mandato que o CDS partilha com o PSD à frente da Câmara do Porto), o ainda presidente da Câmara de Gaia tem também de enfrentar a competição interna, pois é pública a rivalidade entre Luís Filipe Menezes e Rui Rio. O terceiro problema, a resolver antes da confirmação do candidato do PSD, é a Lei: pode ou não um autarca com três mandatos candidatar-se a outro município?

Os passos seguintes foram também apresentados por Ricardo Almeida: primeiro, a comissão política concelhia vai votar o nome do candidato e, quando este for aprovado, será submetido a votação em assembleia distrital alargada. Relembre-se que, quando anunciou a disponibilidade para ser o cabeça de lista ‘laranja’, em setembro, Menezes adiantou ter o apoio da concelhia e do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho.

Em destaque

Subir