Tecnologia

Mehr.ir: Irão cria ‘YouTube’ próprio para promover cultura interna

mahmoud ahmadinejad iraoGoverno iraniano continua a bloquear o acesso a alguns dos sites mais conhecidos do mundo, preferindo usar algo interno para promover a cultura persa, dizem.

O Irão acaba de lançar o Mehr.ir, trata-se de um site em tudo idêntico ao famoso YouTube. A grande e principal diferença é que este não é controlado por norte-americanos, mas sim pelo próprio governo iraniano.

Segundo os responsáveis, a plataforma vai permitir que os utilizadores carreguem vídeos que podem ser depois vistos por outras pessoas. Isto, claro está, se as imagens forem aprovadas, o que provavelmente, em muitas situações, não deverá acontecer.

A IRIB, uma emissora do Irão com ligações governamentais, ficará responsável pelos conteúdos. Além dos vídeos carregados pelos utilizadores, vão estar também disponíveis imagens do regime comandado por Mahmoud Ahmadinejad.

Boicote continua
Embora não seja algo que o governo assuma, o Irão continua, desde há sensivelmente três anos para cá, a aplicar boicotes a inúmeros sites e plataformas na Internet. Serviços como o Gmail ou o Facebook já foram bloqueados no país.

Segundo algumas fontes especializadas, o Irão está a projetar atualmente a sua própria rede social, uma medida já implementada por outros países, como a China por exemplo, onde o site de Mark Zuckerberg continua com muitas dificuldades em impor-se.

Em destaque

Subir