Nas Notícias

Medicamentos: Custos para os portugueses sobem sete milhões de euros

comprimidos v2medic rosa bigNo primeiro trimestre deste ano, os portugueses gastaram mais sete milhões de euros em medicamentos face a igual período de 2013. Esta subida de 4,9 por cento foi semelhante à registada no Serviço Nacional de Saúde, cuja despesa com remédios cresceu 5,4 por cento.

Os portugueses gastaram mais sete milhões de euros em medicamentos, quando analisados o primeiro trimestre deste ano e o de 2013. Entre janeiro e o final de março, as vendas de embalagens em farmácias (mais de 37 milhões de unidades) aumentaram 4,9 por cento face a 2013.

Enquanto no primeiro trimestre do ano passado os portugueses ‘deixaram’ 155 milhões de euros nas farmácias, o valor referente a igual período de 2014 foi de 162 milhões de euros: mais sete milhões de euros.

Os dados constam no relatório da monitorização mensal do consumo de medicamentos fora dos hospitais, hoje analisado pela agência Lusa teve acesso.

Este aumento de 4,9 por cento ficou próximo da subida de 5,4 por cento que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou na despesa com medicamentos.

No primeiro trimestre, o SNS pagou 284,18 milhões de euros por fármacos, mais 14,5 milhões do que a despesa nos primeiros três meses de 2013.

Ainda assim, o SNS registou uma descida de 6,7 por cento na despesa com medicamentos nos hospitais, como foi referido ainda no mês passado.

“Desde maio de 2013 observa-se um decréscimo da despesa hospitalar, que decorre, provavelmente, das medidas implementadas relativas à definição e revisão dos preços dos medicamentos hospitalares assim como do acordo estabelecido entre o Ministério da Saúde e a indústria farmacêutica”, salientou, hoje, o Infarmed.

Os dados mostram ainda que, dentro da despesa do SNS com medicamentos, os antidiabéticos orais são os que apresentam um maior custo, com 13,2 por cento do total.

Em destaque

Subir