Nas Notícias

Medicamento para a ‘doença dos pezinhos’ distribuído gratuitamente a partir de julho

tafamidisPaulo Macedo, ministro da Saúde, assinou, esta quinta-feira, no Hospital de Santo António, no Porto, um protocolo de utilização do Tafamidis, medicamento para combate à paramiloidose, vulgarmente conhecida por ‘doença dos pezinhos’. O fármaco vai ser distribuído gratuitamente a partir de Julho no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Depois de na passada sexta-feira o Infarmed e a Pfizer terem chegado a acordo para disponibilizar o tafamidis no SNS, foi a vez do ministro da saúde, Paulo Macedo, ter anunciado que o medicamento vai ser distribuído gratuitamente a partir de julho.

Paulo Macedo admite que a doença tem “uma grande prevalência” em Portugal, e afirmou que a distribuição gratuita do medicamento durante dois anos vai custar ao SNS 30 milhões de euros.

O protocolo, segundo o ministro da tutela, “demonstra que é possível gerir objectivos comuns” e que “o Serviço Nacional de Saúde está, obviamente, disponível para ir ao encontro das necessidades dos cidadãos”.

Os primeiros 100 doentes vão começar a ser chamados para testar o medicamento, mas só a partir de Julho o Tafamidis vai estar de forma massiva no SNS.

A zona das caxinas é a mais afetada com esta doença e, segundo especialistas, em média são seguidos anualmente no Hospital de Santo António 700 doentes e 300 portadores da mutação e são estabelecidos 80 novos diagnósticos de início da doença.

Em destaque

Subir