Economia

Matrículas para carros não são emitidas por avaria informática no IMT

carros novos Desde 27 de novembro que não há matrículas para carros novas. De acordo com uma nota da ACAP, houve uma avaria no sistema informático do Instituto da Mobilidade e dos Transportes. considerou esta falha como “uma das mais graves a que temos assistido”.

Quem aguarda para ir buscar o carro novo arrisca-se a esperar ainda mais: desde 27 de novembro que não há matrículas, de acordo com uma nota emitida pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

O documento salienta que não estão a sair matrículas novas, desde 27 de novembro, devido a uma avaria no sistema informático do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

“De acordo com informações do Departamento de Informática do IMT, o Sistema Informático de Veículos e Homologações não consegue processar os ficheiros provenientes da Autoridade Tributária”, acrescentou a ACAP.

O mesmo texto refere que “os técnicos do IMT estão a tentar resolver o problema, no entanto, não conseguem fazer ainda um diagnóstico e muito menos dar uma previsão sobre a sua resolução”.

A situação foi confirmada pelo Ministério da Economia, que num esclarecimento enviado à TSF admitiu que o sistema informático “tem sofrido atrasos devido à cessação dos contratos externos de manutenção”.

“O IMT deu conhecimento desta contingência ao Ministério da Economia, sublinhando que situação está a ser resolvida por aquele Instituto para que, no mais curto espaço de tempo e no respeito pelas regras da contratação pública, o problema esteja definitivamente ultrapassado”, continuou o esclarecimento.

Para a ACAP, esta avaria é “uma das mais graves a que temos assistido”, tanto mais que os dois últimos meses do ano são propícios a um aumento de vendas.

“Neste momento, temos concessionários com carros vendidos mas que não podem ser entregues aos clientes por não terem matrícula”, referiu uma fonte do setor, citada sem identificação pelo Expresso.

De acordo com este semanário, até novembro foram vendidos 156.351 veículos automóveis, um aumento de 37,3 por cento face a igual período em 2013.

Em destaque

Subir