Motociclismo

Marquez garante ‘pole’ na Austrália no momento certo

marcmarquezaustralia4

Com condições do circuito de Phillip Island sempre a mudar, Marc Marquez escolheu o momento certo para, com pneus ‘slick’ montados na sua Honda realizar a ‘pole position’ para a corrida de domingo do Grande Prémio da Austrália de MotoGP.

O recém-coroado campeão do mundo teve de se aplicar, já que desta vez contou com um adversário improvável, Cal Crutchlow, que ficou a somente a 0,792s, com Pol Espargaro a protagonizar a segunda surpresa do dia, ao colocar a melhor das Yamaha Tech3 no terceiro lugar da grelha.

Foi uma qualificação sui-géneris, com um alto número de ‘baixas’ na Q1, onde Cal Crutchlow e Jorge Lorenzo a passarem facilmente à fase seguinte, mas com Valentino Rossi a ficar para trás conseguindo o seu pior resultado desde 2011, ao não ir além do 15.º registo.

A pista estava húmida mas foi secando para a Q2. Só que choveu a meio da sessão, e escolher o pneu certo na altura certa foi o desafio, com Marquez a montar pneus intermédios e a regressar rapidamente aos ‘slicks’, acabando por realizar a volta ‘mágica’ que lhe deu a ‘pole’ – 1m30,189s.

calcrutchlowaustralia2

“Foi bastante complicado com o tempo, porque é necessário ser rápido mas também ter a estratégia certa. Foi difícil porque o ‘set-up’ não era perfeito e não pude fazer uma volta perfeita”, explica o espanhol da Honda.

“As previsões apontavam para chuva forte no espaço de dez minutos e toda a gente foi para a pista e deu o máximo – e vi que a pista estava seca e voltei com os pneus certos. Perdi alguns minutos mas valeu a pena. Estava preocupado que outro pudesse ir para a pista com pneus novos mas acabou por ser suficiente o que fiz”, remata Marc Marquez.

Aleix Espargaro acabou por ser o melhor piloto da Suzuki e chegou a estar na luta por um lugar na primeira fila, mas acabou no quarto lugar da grelha, tendo companhia na segunda fila do piloto da ‘casa’ Jack Miller e também de Danilo Petrucci, que foi o melhor representante da Ducati na moto privada da Pramac.

De referir que Nicky Hayden, chamado para substituir o lesionado Dani Pedrosa na segunda Honda oficial, foi o sétimo mais rápido, e Andrea Dovizioso, na melhor das Ducati oficiais, não foi além nono tempo.

polespargaroaustralia1

Resultado da qualificação
1.º Marc Marquez (Honda) 1m30,189s
2.º Cal Crutchlow (Honda) 1m30,981s
3.º Pol Espargaro (Yamaha) 1m31,107s
4.º Aleix Espargaro (Suzuki) 1m31,673s
5.º Jack Miller (Honda) 1m31,754s
6.º Danilo Petrucci (Ducati) 1m32,420s
7.º Nicky Hayden (Honda) 1m32,944s
8.º Stefan Bradl (Aprilia) 1m33,015s
9.º Andrea Dovizioso (Ducati) 1m33,090s
10.º Hector Barbera (Ducati) 1m33,914s

Em destaque

Subir