Um doodle homenageia Maria Gaetana Agnesi, no dia em que se assinala o 296.º aniversário do nascimento da filósofa, linguista e matemática italiana, a poliglota nomeada professora pelo Papa Bento XIV, autora de um notável compêndio de análise algébrica e infinitesimal.
Maria Gaetana Agnesi nasceu em Milão, a 16 de maio de 1718. Revelou as suas enormes capacidades desde muito cedo. Aos 13 anos, era um poliglota precoce, que conseguia falar fluentemente grego, hebraico, espanhol, alemão e latim.
Essas aptidões foram fundamentais para educar os irmãos mais novos, apesar da sua tenra idade e do facto de Maria Gaetana pertencer a uma família nobre – era filha de Pietro Agnesi, um bem sucedido homem de negócios, que lecionava na Universidade de Bolonha.
Maria Gaetana Agnesi criou o seu primeiro discurso em latim com apenas 9 anos de idade. Nesse discurso, a jovem italiana sustentava a defesa intransigente do direito das mulheres à educação.
Em 1750, foi nomeada pelo Papa Bento XIV para lecionar nas cadeiras de filosofia e matemática na Universidade de Bolonha. Cargo que Maria Gaetana Agnesi nunca exerceu, apesar de a matemática ser uma das suas grandes paixões.
Foi a primeira mulher nomeada professora numa universidade e é também reconhecida por escrever e tratar os cálculos diferencial e integral.
Da obra de Maria Gaetana Agnesi destaca-se uma obra em latim: ‘Propositiones Philosophicae’ [Proposições Filosóficas], publicada em 1748, em Milão, pequeno estado que se encontrava sobre domínio austríaco.
Mas o que transportou Maria para as bocas do mundo e para a eternidade – a dimensão desta mulher é reconhecida no google doodle de hoje – foi um brilhante compêndio de análise algébrica e infinitesimal, publicado em ‘Instituzioni Analitiche’ [Instituições Analíticas], trabalho traduzido em diversas línguas.
Neste livro, Maria Gaetana Agnesi fez mais do que lançar os tópicos de filosofia: analisou a mecânica celestial e aprofundou a teoria da gravidade de Isaac Newton.
Agnesi dedicou uma década da sua vida a escrever uma obra de dois volumes, o primeiro dos quais com mais de mil páginas, sobre álgebra, aritmética, cálculo, geometria analítica e trigonometria.
Morre na cidade que a viu nascer, a 9 de janeiro de 1799, num lar de idosos. Quase três séculos mais tarde, é lembrada com um google doodle.