Nas Notícias

Mais de metade dos alunos do 9.º ano com negativa a matemática

Mais de metade dos alunos do 9.º ano de escolaridade obteve nota negativa no exame de Matemática, enquanto a Português cerca de 87 por cento alcançou uma classificou igual ou superior a 50 por cento, indicou hoje o Ministério da Educação.

“Na prova de Português observa-se que cerca de 87 por cento dos alunos obtiveram uma classificação igual ou superior a 50 por cento, sendo que, na prova de Matemática cerca de 48 por cento dos alunos obtiveram classificação igual ou superior a 50 por cento”, refere uma nota do Ministério da Educação sobre as notas finais dos exames do 9.º ano de escolaridade.

Dos 94.524 alunos que realizaram o exame de Matemática, 49.173 obteve uma nota negativa, sendo a média das classificações finais de 47 por cento, segundo o ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues.

Já a prova de Português foi feita por 93.940 alunos, dos quais 12.372 obteve uma nota negativa, ficando a média das classificações nesta disciplina a 66 por cento.

De acordo com o Ministério da Educação, a média da prova final de Português subiu em oito pontos percentuais em relação a 2017, enquanto a média do exame de Matemática registou uma descida de seis pontos percentuais face ao ano passado

“Relativamente às taxas de reprovação, a variação relativamente a 2017 é pouco significativa: na disciplina de Português, regista-se uma descida de um ponto percentual, ao invés da disciplina de Matemática, em que se verifica uma subida de um ponto percentual”, indica o Ministério da Educação.

No total, realizaram-se 189.266 provas do terceiro ciclo em 1.255 escolas e estiveram envolvidos na classificação 4.171 professores.

Em destaque

Subir