Nas Notícias

A maior plantação de canábis em Portugal já está a ser cultivada

A maior plantação de canábis para fins terapêuticos em solo português começou a ser cultivada em Coimbra, e vai gerar, em breve, 100 mil plantas, revelou o presidente-executivo da empresa canadiana Tilray, Brendan Kennedy, durante o Web Summit.

Recorde-se que a Tilray optou por fazer a plantação no Parque Tecnológico de Cantanhede, distrito de Coimbra, e obteve permissão do Governo para avançar com o projeto.

“Começámos a plantar há duas semanas, mas as plantas ainda são muito pequenas. Têm cerca de dez centímetros”, revelou Brendan Kennedy, em declarações à Lusa.

As primeiras plantas serão recolhidas dentro de alguns meses, para posterior exportação para países que já legalizaram o uso da canábis com fins medicinais.

A empresa canadiana  prevê criar 100 postos de trabalho e produzir 60 toneladas por ano de canábis.

O destino do produto será todo o mercado europeu, em particular a Alemanha, que já legalizou a canábis para fins medicinais.

E porquê Portugal?

As razões, apresentadas pelo presidente-executivo da Tilray, Brendan Kennedy, são fortes: o clima favorece o desenvolvimento da planta e o país tem profissionais altamente qualificados na área da biotecnologia.

“Portugal tem o clima ideal e esta questão foi extremamente importante, porque podemos produzir canábis mais amiga do ambiente”, afirmou.

O projeto surge para dar resposta à procura crescente de canábis com esta finalidade.

Em destaque

Subir