Tecnologia

Lumia 950, Surface Pro 4 e Surface Book. Está aí a nova Microsoft

surface_book_ms

A marca de Redmond andou muitos anos à deriva. Deixou-se ultrapassar pelos seus rivais Apple e Google. A marca, agora sob o comando de Satya Nadella parece estar num novo rumo, um rumo muito risonho.

A Microsoft apresentou vários dispositivos, mas três saltam à vista porque vão, certamente, fazer mossa na concorrência. São eles os Lumias 950 e 950 XL, o Tablet Surface Pro 4 e o primeiro portátil da Microstf, o Surface Book.

Há muito que os Lumias 950 e 950 XL eram esperados e já eram conhecidos alguns aspetos técnicos destes dois smartphones. A Microsoft, finalmente, apresentou um dispositivo com um hardware poderoso, capaz de ombrear com qualquer dispositivo que está hoje no mercado, podendo mesmo, superar a maioria desses dispositivos da concorrência. Vamos perceber porquê.

Lumia 950: O Lumia 950 vem equipado com um processador hexa-core da Qualcomm, tem 3GB de RAM 32GB para armazenamento. O Lumia 950 XL tem igualmente a mesma memória e o mesmo armazenamento, com o diferencial do seu processador que é um octa-core.

Os dois possuem uma câmara traseira com 20MP e com a tecnologia PureView e já gravam vídeo a 4K. A câmara frontal é de 5MP. A grande vantagem destes dispositivos em relação à concorrência (nomeadamente a Apple) é o facto de ter 32GB sendo, ainda, expansível via MicroSD.

Outra vantagem prende-se com as qualidades técnicas da câmara. Não é só a tecnologia PureView, é também o áudio que, com 4 microfones possibilita uma gravação nítida, mesmo em ambientes muito agressivos, como concertos ou discotecas.

E a grande vantagem em relação ao que a concorrência oferece está no sistema operativo. O Windows 10 Mobile vai oferecer um nível de produtividade até aqui inalcançável. Tanto o Android como o iOS não oferecem o nível de produtividade do Windows, uma vez que não correm aplicações Desktop. Ou seja: o utilizador vai ter um autêntico PC no bolso.

Surface Pro 4: A Microsoft apresentou também o Surface Pro 4. Muito mais poderoso e eficiente que os anteriores, este Surface deixa, claramente, o MacBook Air da Apple, por exemplo, num canto, tal é a sua performance e a produtividade que o mesmo pode oferecer com o Windows 10. O Surface Pro 4 conta com um processador Intel Core I7, 16GB de RAM e 1TB de armazenamento.

Surface Book: Esta foi a machadada final da Microsoft na concorrência. O Surface Book era algo que ninguém esperava. Não havia boatos de tal lançamento e a Microsoft surpreendeu todo o mundo. O Surface Book é um portátil de 13 polegadas Touch. Conta com um processador Intel Skylake de última geração e uma GPU Nvidia e garante uma autonomia de 12 horas.

Segundo Panos Panay da Microsoft, este portátil é o mais rápido do mundo, batendo mesmo o da Apple. Esta portátil também de destaca por ser um Tablet. Sim, um Tablet. O seu teclado é removível, o que o distingue logo do seu homólogo da Apple.

A Microsoft andou muito tempo à deriva, é certo, mas num ‘sprint’ final, parece ter chegado e ultrapassado a concorrência, como se esta tarefa fosse fácil. Afinal parece que é. Satya Nadella está a provar que é o CEO certo para o momento que a Microsoft está a atravessar.

 

Em destaque

Subir