Desporto

LPFP: Mário Figueiredo é o novo presidente sucedendo a Fernando Gomes

mario_figueiredo_1O líder da lista B ganhou a eleição a António Laranjo por apenas seis votos. Para o futuro, Mário Figueiredo pretende alargar o campeonato da primeira divisão a 18 clubes e não 16, entre outras medidas.

Mário Figueiredo é o novo Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). O advogado, que encabeçava a lista B, venceu António Laranjo por seis votos apenas. Surpreendentemente, acaba por ser uma ‘derrota’ para FC Porto, Benfica e Sporting, que apoiavam este último, atual Presidente da REFER e ex-administrador da Expo 98 e do Euro 2004.

Ao todo, Mário Figueiredo conseguiu os votos de 18 clubes, nove da Liga Zon Sagres, que valiam dois, e outros nove da Liga Orangina, que valia apenas um voto. No total foram 27, contra 21 de António Laranjo.

Está encontrado assim o sucessor de Fernando Gomes, depois de Valentim Loureiro, Manuel Damásio, Pinto da Costa e Hermínio Loureiro terem passado também pelo poder da LFPF.

Para já, e a curto prazo, Mário Figueiredo tem como objetivos alargar o campeonato da primeira divisão a 18 clubes, mais dois portanto que o atual modelo da competição. O novo Presidente procurará também em breve alterar a plataforma de negociação de direitos televisivos com todos os clubes das duas ligas.

No discurso de vitória, Mário Figueiredo abordou também o caso dos patrocínios de empresas de apostas desportivas. O novo líder da LPFP questionou a razão pela qual o futebol português se vê proibido da parceria com esse tipo de entidades.

Em destaque

Subir