Cultura

Livro ‘Pensamentos’, de Joaquim Jorge, apresentado na FNAC do GaiaShopping

livro pensamentos 4Última apresentação pública do livro ‘Pensamentos’, de Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, decorre na FNAC do GaiaShopping.

A convite da FNAC, Joaquim Jorge fundador do Clube dos Pensadores vai fazer a última apresentação do seu mais recente livro, ‘Pensamentos’, na FNAC do GaiaShopping, no dia 14 de setembro (21h00).

Joaquim Jorge, no livro ‘Pensamentos’, salienta a dificuldade de ser oposição e do seu papel. Em democracia, há uma tendência generalizada para se dar ênfase a quem está no poder e a desvalorizar a oposição.

Numa democracia plena, é tão importante ser-se poder como oposição. O dever da oposição é fiscalizar, sugerir, dar ideias e não obstaculizar. O dever de quem detém o poder é dialogar, estar aberto a incluir propostas da oposição e dar-lhe os meios para o fazer.

Há a necessidade de regeneração da vida política, que a sociedade civil reclama com novas formas de participação cívica. Fazer política de outro modo com as pessoas, e não para as pessoas. O livro aponta mudanças no sistema político.

É necessário abrir as instituições públicas de maneira total e completa; desmontar a sua opacidade contando com a participação directa dos cidadãos. É preciso dar razões para os portugueses acreditarem que vale a pena a política: uma delas é que ainda há pessoas ética, cívica e moralmente bem formadas.

O sociólogo e professor universitário Eduardo Vítor Rodrigues estará na cerimónia, na qualidade de amigo do autor. O livro foi apresentado recentemente pela procuradora-geral adjunta Cândida Almeida.

Joaquim Jorge é biólogo e fundou o Clube dos Pensadores em 2006, onde dinamiza debates há mais de sete anos com figuras políticas e sociais (ministros, líderes da oposição, empresários, professores universitários, economistas, sindicalistas, entre outros).

Esses debates independentes abordam assuntos de interesse público. A intervenção cívica de Joaquim Jorge passa pela publicação de livros, artigos de opinião, por um blogue e por dar voz às pessoas nos inúmeros debates realizados.

Em destaque

Subir