Encarnados entraram mal e viram a formação inglesa ser melhor até aos 25 minutos, altura em que Rodrigo acordou a Luz e levou o Benfica para uma grande noite europeia.
Jogou-se esta quinta-feira a primeira-mão dos quartos de final da Liga Europa, com o destaque a ir logicamente para o Benfica, a única equipa portuguesa em prova.
Os encarnados receberam na Luz o Newcastle com algumas alterações. André Almeira substituiu Maxi Pereira na lateral direita, André Gomes regressou à titularidade para ocupar o lugar de Enzo Pérez, e a dupla Cardozo-Rodrigo fez dupla na frente de ataque, com Lima a iniciar a partida no banco de suplentes.
O Newcastle entrou melhor e, já depois de ter enviado uma bola a poste, acabaria mesmo por se colocar em vantagem. Num passe a rasgar toda a defesa, Sissoko assiste Cissé na zona central e estava feito o golo para os ingleses.
Como tem sido um pouco hábito na Liga Europa, o Benfica acordou depois do sofrimento e encostou mesmo o Newcastle às cordas até ao intervalo. O tento do empate acaba por surgir com naturalidade, ao minuto 25, altura em que Rodrigo aproveita a recarga de um remate de Cardozo para bater Tim Krul.
No segundo tempo a história repete-se praticamente. O Newcastle entra melhor, mais uma bola no poste, e novamente o Benfica a virar depois a tendência da partida.
Aos 61 minutos Jorge Jesus lança Lima no jogo e o brasileiro marca praticamente na primeira vez que toca na bola. Santon faz um disparate e isola o camisola 11 encarnado, quando queria na verdade atrasar para o guarda-redes Tim Krul. Lima contorna o guardião e coloca o Benfica na frente do marcador pela primeira vez.
Apenas cinco minutos depois, os encarnados acabariam por chegar ao 3-1, de grande penalidade, após Taylor ter jogado a bola com a mão dentro da área. Cardozo bate para a esquerda e marca, o árbitro ‘embirra’ e manda repetir. O paraguaio muda de lado e confirma, três a um para o Benfica.
Veja de seguida os resultados completos da Liga Europa: