Desporto

Liga dos Campeões: Benfica é o terceiro clube com mais presenças nos ‘quartos’ (17)

benfica_miccoli_1Por 17 vezes na história da Liga dos Campeões, contabilizando é claro os números de quando a prova era chamada de Taça dos Campeões Europeus, o Benfica chegou à fase dos quartos de final. A última vez foi na época de 2005/06, onde foi afastado pelo Barcelona.

Nesta sexta-feira, no sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões, o Benfica está longe de ser uma das equipas de topo, séria candidata à vitória final. Contudo, a história diz que nem sempre foi assim.

Nas contas totais da prova, os encarnados são o terceiro clube com mais presenças nos quartos de final da ‘Champions’. Ao todo são já 17 as vezes que o Benfica esteve entre os oito melhores da Europa. Melhor só mesmo o Real Madrid, com 29 presenças, e o Bayern de Munique, com 23. Manchester United e AC Milan partilham também o terceiro posto com a formação de Lisboa. Segue-se o Barcelona (16), Juventus (14), Liverpool (13), Ajax e Inter de Milão, ambos com 12 presenças.

Estas contas dizem respeito à Liga dos Campeões, que ganhou este nome na época de 1992/93, mas também à Taça dos Clubes Campeões Europeus, a primeira designação da prova.

Das 17 presenças nos quartos de final, o Benfica conseguiu chegar por sete vezes à final, mas apenas venceu duas, em 1961 e em 1962, tendo perdido as restantes cinco, 1963, 1965, 1968, 1988 e 1990.

Veja aqui a lista de clubes com mais presenças nos quartos de final da prova:

1.º- Real Madrid: 29;
2.º- Bayern de Munique: 23;
3.º- Manchester United: 17;
3.º- Benfica: 17;
3.º- AC Milan: 17;
6.º- Barcelona: 16;
7.º- Juventus: 14;
8.º- Liverpool: 13;
9.º- Ajax: 12;
9.º- Inter de Milão: 12.

O sorteio dos quartos de final da Liga dos Campeões desta época realiza-se esta sexta-feira, em Nyon, Suíça, pelas 10h45, hora portuguesa. Desta forma, o Benfica pode defrontar as seguintes equipas: Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique, AC Milan, Marselha, APOEL Nicósia e Chelsea.

História recente
A última vez que os encarnados conseguiram chegar aos oito melhores foi na temporada de 2005/06. Na altura, Ronald Koeman qualificou-se para os oitavos afastando o Manchester United na fase de grupos, com uma vitória na Luz por 2-1 (Golos de Geovanni e Beto). Seguiu-se o Liverpool, campeão em título. Na primeira-mão, jogada em Lisboa, uma vitória tangencial por 1-0, com golo de Luisão, deixou tudo em aberto para o segundo jogo, em Anfield Road, e aí os adeptos benfiquistas viveram uma noite memorável da história recente do clube. Simão e Miccoli fizeram crescer ainda mais o sonho europeu, com dois golos fantásticos sem resposta. Os encarnados viriam a ter azar no sorteio e apanharam o todo-poderoso Barcelona, de Deco, Ronaldinho, Eto’ e companhia, nos ‘quartos’. Depois de um empate a zero no Estádio da Luz, na primeira mão, as águias ainda resistiram grande parte do jogo no Camp Nou e até houve na altura um herói improvável, Moretto, que defendeu um penálti de Ronaldinho. O brasileiro viria no entanto a marcar pouco tempo depois. Eto’o, já praticamente no final do encontro, sentenciou a partida e qualificou o Barcelona para as meias-finais. Os blaugrana viriam a vencer o troféu nessa época, ao baterem na final o Arsenal, por 2-1, um jogo disputado no Stade de France, em Paris.

Em destaque

Subir