Formação italiana fez uma exibição perfeita em San Siro, vencendo a partida por duas bolas a zero. O todo-poderoso Barcelona está a um passo de ser afastado.
Esta quarta-feira o mundo do futebol viu, talvez como não se via há muito, o Barcelona a ser reduzido a uma equipa vulgar, vulgaríssima até.
Em San Siro, o AC Milan impôs uma vitória por duas bolas a zero aos blaugrana e demonstrou que, afinal, não parece assim tão difícil.
A equipa comandada por Massimilliano Allegri baixou as linhas e entregou a posse de bola ao adversário, uma tática que, diga-se, já era esperada. Mas na verdade fez muito mais que isso. A formação de Milão demonstrou, esta sim, a arte de bem defender.
Com três ‘pulmões’ enormes no meio campo, chamados Muntari, Montolivo e Boateng, o AC Milan conseguiu anular toda a veia criativa de jogadores como Iniesta, Pedro, Fàbregas e até Messi, que se não fosse as câmaras de televisão por vezes a focá-lo, todos teriam imaginado que o camisola 10 nem estava em jogo.
O primeiro golo dos italianos surge através de uma bola parada. Aos 57 minutos, Boateng aproveita um ressalto num livre de Montolivo e bate Valdês. Com o golo sofrido o Barça parece ter abanado mais ainda, e continuava sem arte nem engenho para levar perigo à baliza de Abbiati.
Aos 81, a formação espanhola acabaria por sofrer o segundo, fruto de um contra-ataque venenoso dos italianos. Niang descobre El Shaarawy na grande área e o avançado egípcio assiste Muntari com um passe de classe, que sem deixar a bola bater no relvado aumenta a vantagem para os da casa.
Até final, um remate perigoso de Iniesta, a centímetros do poste, e pouco mais. O AC Milan vence, convence, e acima de tudo demonstra que é bem possível eliminar o Barcelona. A segunda-mão, em Camp Nou, está marcada para 12 de março.
No outro jogo da noite, Galatasaray e Schalke 04 empataram a uma bola na Turquia. A formação da casa marcou primeiro, por Burak, aos 12 minutos. A reação da equipa alemã surgiu ainda na primeira parte. Através de um contra-ataque, o Schalke 04 chega ao empate através de Jermain Jones, em cima do minuto 45.
Veja de seguida os resultados completos da primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões:
1.ª mão
Valência 1-2 PSG;
Celtic 0-3 Juventus;
Shakthar Donetsk 2-2 Borussia Dortmund;
Real Madrid 1-1 Manchester United;
Arsenal 1-3 Bayern Munique;
FC Porto 1-0 Málaga);
Galatasaray 1-1 Schalke 04;
AC Milan 2-0 Barcelona.
2.ª mão
PSG – Valência (06/03, 19h45);
Juventus – Celtic (06/03, 19h45);
Borussia Dortmund – Shakthar Donetsk (05/03, 19h45);
Manchester United – Real Madrid (05/03, 19h45);
Bayern Munique – Arsenal (13/03, 19h45);
Málaga – FC Porto (13/03, 19h45);
Schalke 04 – Galatasaray (12/03, 19h45);
Barcelona – AC Milan (12/03, 19h45).